sábado, 29 de outubro de 2011

O avião


Assim como aprendemos na auto-escola os principais componentes de um carro no nosso primeiro dia de aula, faremos o mesmo com o avião.

Todo e qualquer aparelho mais pesado que o ar possui asas, sejam elas rotativas ou fixas. A asa é espinha dorsal do avião, ela tem a função de gerar uma força chamada sustentação, a qual permite que os aviões voem.

Diferente das asas, o motor não está presente em todas as aeronaves, podemos, a depender das condições climáticas, planar em certas regiões devido a correntes de ar ascendentes. Porém, para não ficarmos refém da natureza para voarmos, incorporamos o motor ao nosso avião.

Além do motor, temos o charuto do avião, o qual tem a função de compor a estrutura aerodinâmica, bem como efetuar nele a acomodação de pessoas, cargas e aparelhagem necessária para o controle do avião.

Na cauda da maioria dos aviões temos mais outros dois componentes importantes que é o estabilizador horizontal e o estabilizador vertical. O estabilizador horizontal é composto por pequenas asas que ficam próximas ao estabilizador vertical, o qual tem o objetivo de fazer com que a cauda do avião se levante ou abaixe, fazendo assim com que o avião aumente ou diminua a altitude do avião em relação ao solo. Já o estabilizador vertical tem a função de estabilizar o avião nas curvas fazendo com que o mesmo não faça uma curva derrapada.

O avião, mesmo sendo uma máquina feita para voar, deve possuir aparelhagem para ser guiado no solo, para tal tem-se o trem de pouso, os quais podem ser de diferentes tipos: Pneus em sua grande maioria, flutuadores para aviões anfíbios e skis para aviões que posam em regiões com neve.


Para cada parte acima citada, tem-se uma série detalhes a serem estudados. Iremos citar as principais funções de cada componente em nossas próximas postagens.

Próxima Postagem: Motores e suas peculiaridades

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