quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Motores e suas peculiaridades


Os aviões hoje são movidos por basicamente três tipos de motores, são eles:  motores a pistão, motores turbo-hélice e motores a reação, também conhecido como motores a jato.

Os motores a pistão, presente em grande parte dos monomotores, possuem o funcionamento idêntico aos motores que hoje temos em nossos carros particulares. São motores de combustão interna, que podem ter carburador ou não, possuindo assim injeção de combustível diretamente no tubo de admissão ou na câmara de combustão.

Os motores turbo-hélice e a reação usam o princípio de compressão do ar e expansão do mesmo através de uma câmara de combustão que os aquecem, proporcionando assim o empuxo necessário.
Como pretendo focar inicialmente nos aviões a pistão, futuramente teremos um artigo que irá tratar dos motores a reação e turbo-hélice.

Abaixo segue um esquema do funcionamento de um motor a pistão.

Um tubo de admissão é responsável por captar o ar e passá-lo por um filtro de ar a fim de limpá-lo para que nenhuma partícula possa ser ingerida pelo motor e danificá-lo. Uma vez filtrado o ar então é misturado com o combustível, no caso a gasolina, pelo carburador.

A mistura ar e combustível é direcionada até o cilindro onde terá sua ignição realizada pela vela. Uma vez realizada a ignição, a mistura empurra o pistão movendo a biela e, por conseguinte o eixo de manivelas, o qual por transmissão movimenta o eixo principal que está ligado a uma hélice no caso dos aviões.
Os gases provenientes desta ignição são depois eliminados e enviados para o escapamento para serem lançado de volta ao ar.

Nos aviões, este tipo de motor tem uma peculiaridade que é a rarefação do ar a medida que o avião vai subindo. Desta forma a medida que o avião vai subindo, se a massa de ar que entra no motor não for corretamente ajustada, a mistura ficará extremamente rica, ou seja, muito combustível e pouco ar, levando assim a um desperdício de combustível, pois após a ignição da vela, sobrará ainda combustível a ser queimado.

Para empobrecer a mistura de ar e combustível, o piloto tem em suas mãos uma manete similar a manete de aceleração, só que de cor vermelha.

Na figura acima temos a manete de potência, marcada de azul, e a manete de mistura marcada de vermelha.

A operação deste comando será abordada de forma mais detalhada em outros artigos.
Esta foi de forma simplificada a explicação de como um motor a pistão funciona. Este conhecimento será necessário em nossos próximos artigos.

Próximo post: Asas e superfícies móveis.

Bons Vôos!




Nenhum comentário: